Thursday, August 02, 2007

Quem cansou fui eu!

Um texto um pouco diferente pra variar. Neste não falo de filhos, não falo da minha vida, mas falo da minha indignação. Como eu disse lá em cima, quem cansou fui eu!
O motivo é a “indignação” das elites, que resolveram fazer alguma coisa pelo Brasil – não sei se vão vestir camiseta preta, camiseta branca, se vão sair às ruas com flores nas mãos, se vão deitar no chão ou ficar peladas, o que eu sei, de antemão, é que mais uma vez, será um grande nada! Como sempre foi. Muito barulho por nada! Mas provavelmente vão sair na revista Caras.
Bom, já deu pra perceber que estou falando da campanha Cansei! Já aconteceu outras vezes, quando o PCC tomou conta de São Paulo, quando o menininho foi arrastado pelas ruas do Rio, enfim, já houve vários momentos de indignação das elites, mas e aí, o que aconteceu de fato? Nada! Porque vamos ser claros, o que é que as elites querem mudar? Nada! Pra eles, está tudo ótimo, no máximo querem se mudar pra Paris! A elite brasileira mora bem, come bem, se veste bem (às vezes!), tem boa saúde, boas escolas (o que não significa boa educação), segurança particular, enfim, não tem nada pra reclamar e na imensa maioria das vezes, os problemas brasileiros não chegam até ela. Então, na minha modesta opinião, parece mais um daqueles chás da tarde beneficentes, onde a mulherada sai na coluna social, come muitos croissants, biscoitinhos, mas que ao final se arrecada muito pouco.
Vi na Folha de S. Paulo de ontem, o João Dória Jr. (dono da carinha mais lisa do país), falando que “está na hora de se fazer alguma coisa”, então, mas o que é que vocês vão fazer mesmo? Depois vi o Doda e a Athina Onassis, dizendo que precisam fazer alguma coisa também e vão aproveitar a ocasião pra mostrar o bom desempenho do hipismo brasileiro no Pan (?). Gente, é piada, não é? Eu até estou tentando rir, ainda não consegui, mas acho que chego lá.
Olha, eu acho o seguinte, a elite brasileira deveria botar a mão na consciência, já que no bolso não vão botar mesmo pra se dar conta de que é essa elite que nas épocas de eleição apóia (inclusive financeiramente) políticos declaradamente corruptos, que foi a elite brasileira que apoiou a ditadura militar, que apoiou Collor e todos os políticos conservadores do país, que blinda seus carrões e contrata segurança particulares pra evitar todo e qualquer contato com a realidade do país, que sonega impostos (o mais grave!) como no ruidoso caso da Daslu, enfim, quem é mesmo que está querendo mudar alguma coisa?
Não vou defender o governo Lula, apesar de ter feito campanha durante 13 anos para elegê-lo, apesar de ter ajudado a elegê-lo nas duas vezes, porque hoje, acho realmente que é um governo medíocre, mas não pior que os anteriores, na verdade o que me indigna nesse governo é exatamente isso, ser igual aos outros, eu esperava mais, queria ver mais mudanças acontecendo, mas como o único caminho para a mudança é pelo voto, não consigo imaginar em quem mais eu poderia votar hoje.
Não quis com esse texto dizer que não existe ninguém com mais dinheiro no bolso que preste. Acho sim que tem gente preocupada com os rumos do país, com as crianças nas ruas, com a miséria, mas não são estes que estão na imprensa dizendo: cansei!

“A sua piscina está cheia de ratos, suas idéias não correspondem aos fatos.”

8 Comments:

At 10:40 AM , Anonymous Anonymous said...

Claudia, simplesmente amei seu post. Concordo com cada vírgula, até mesmo no que se refere ao atual governo.
O que a elite/classe média quer é que os espremidos da sociedade fiquem quietos, não atirem contra eles - so entre os outros espremidos - não roubem nem ameacem à eles - a própria elite. Mas não fazem nada pra que a sociedade melhore como um todo.
Como tem dito meu guru José Simão, esse movimento está mais pra "cansei de comer caviar, cansei de comprar na Daslu" ...

Ah, e não sei se comentei aí pra baixo, mas as fotos do batizado estão lindas!!
beijos!!

 
At 2:26 PM , Anonymous Anonymous said...

Nossa, Cláudia, que post inteligente. Confesso que nas primeiras linhas discordei de você, eu me influencio por campanhas, por movimentos, numa onda meio "polyanna". Mas quando você mostrou seus argumentos contra a elite, especialmente a sonegação de impostos e o apoio a governos retrógrados, me convenceu total. Parabéns pela consciência e por dividir conosco as idéias !
Um abraço

 
At 9:22 AM , Blogger Unknown said...

Oi, Claudia

Muito bom seu post! Gostei mesmo!
Acho também que sou como a Fefê, meio Polyanna e tento aderir ao movimentos (até repassei um e-mail sobre este). Mas no fundo, acho que nada vai mudar!
Nadinha mesmo!
O buraco, como você mesmo explicou muito bem no seu post, é muito mais embaixo (ou em cima, no caso)

Mudando totalmente de assunto: Que lindas as fotos do batizado :) O Pedro Henrique está lindão!!!

 
At 8:11 PM , Anonymous Anonymous said...

Claudia, vc não acredita, mas eu estava comentando ocm meu marido sobre esse mesmo assunto agora pouco. Em quem vamos votar?? Se a última esperança que se tinha era na esquerda, que se mostrou totalmente direita? Nossa única arma é o voto, mas como utilizá-la agora? Como? Deixar de votar, nunca foi e nem será uma opçãp para mim, mas o que fazer diante dos fato? PSOL? Será que não são farinha do mesmo saco que viram que o bicho tava pegando pro lado do PT e deram o fora? Ai meu Deus, me sinto de mãos atadas. Também não acredito em passeatas e campanhas, como diz o Jabor, as mulheres vestidas de cortina aparecendo na caras dizendo que são a favor dos pobres e oprimidos. Ah faça me o favor!!!! Aposto que o $$ gasto pra todas essas campanhas seriam suficientes para sustentar várias escolas profissionalizantes por todo pais.
Estou contigo e não abro.

 
At 8:17 AM , Blogger Claudia said...

Oi Xará,
Eu tb não "comprei" a idéia não... ninguém da "elite" vai sair da zona de conforto (que é beeeeeeeem mais confortável que a nossa), pra fazer qq movimento. É pura publicidade... onda pra aparecer - mais - na mídia.
Bjs

 
At 7:42 PM , Blogger Mônica Cruz said...

Claudia, mudei o endereço do meu blog. Não deixe de me visitar.
Beijos.

 
At 6:29 AM , Blogger Isabella said...

Putz, Cláudia, nem uma vírgula a acrescentar, viu? Perfeito! Beijo prá você.

 
At 7:43 AM , Anonymous Anonymous said...

Clau, lindo post. Cansei tb desse nhemnhemnhem , me cansei de lerolero, dá lincença mas eu vou sair do sério .....
bj

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home