Friday, May 22, 2009

Tem coisas que só uma filha faz por você

Estou pra escrever este post desde a segunda-feira, mas tá difícil, viu?
Bem, mas vamos lá, ser mãe não é só ser politicamente correta e eu tenho o direito de confessar aqui as minhas fraquezas – por isso, devo dizer que me senti vingada na primeira reunião de pais da escola da Lu, que aconteceu no último sábado.

Vocês sabem que ela estuda na mesma escola onde eu fiz o ensino médio – é uma escola pública, de excelente qualidade e que tem um vestibulinho bastante disputado. Pois, há cerca de 20 anos eu não entrava lá, a escola está completamente diferente - mais colorida, com jardins, flores, enfim, muito mais agradável. Senti saudades da minha adolescência e eu vou dizer, apesar dos pesares, fui muito feliz ali, digo pesares porque adolescência é aquilo, né? Você ainda não se encaixou na pessoa que é, não se sente à vontade consigo mesma e eu era exatamente assim – me achava feia, meio gordinha, não gostava do cabelo, não tinha roupas bacanas nem dinheiro pra fazer programas legais e não era exatamente popular. Demorou pra eu me encaixar, mas hoje as lembranças que eu tenho são mais boas que ruins.

Bem, mas vamos à Lu – eu fui convocada a ir à reunião - a convocação é feita apenas para os pais cujos filhos têm notas vermelhas, o que não é o caso dela, que felizmente, tem boas notas. Então, ela me disse que eu estava sendo convocada porque ela não tem bom comportamento. E foi isso. Os professores me disseram que ela é muito popular, que tem muitos amigos, que é a menina mais bonita da sala (!!) e que por isso faz muito sucesso entre os meninos que querem todos se sentar perto dela. A professora de Biologia chegou a dizer que existe uma lateral da sala, que é masculina e é onde ela se senta. Pode isso? Gente, eu confesso que ao mesmo tempo em que ouvia atentamente as reclamações do professores sobre a bagunça, me esforçava pra não rir porque eu estava achando engraçado aquilo – ela, que nunca se sentiu à vontade na antiga escola, agora é a menina mais popular da sala, tem milhões de amigos e está feliz da vida por lá. É tão bom ver que fizemos as escolhas certas.

È lógico que chegando em casa, eu conversei com ela, disse que acho ótimo que ela tenha tantos amigos, que tenha se integrado tão bem na escola, mas que dentro da sala e aula ela tem que prestar atenção. Por sorte, ela tem boas notas, acho que mesmo não prestando muita atenção, está conseguindo captar a matéria. E ela prometeu se comportar.

Mas, é isso, sei que não é bacana dizer isso, mas me senti vingada, tipo pagando as contas com o meu passado – tem coisas que só uma filha faz por você!

Ah, é claro que o pai ficou com ciúmes!

Monday, May 11, 2009

O meu dia das mães

O dia das mães começou na sexta-feira, com presentinho da escola do Pedro Henrique -não houve festa porque na votação, as mães optaram só pelo presentinho: uma eco-bag super fofa - e eu sinceramente achei melhor, antes dos 3 anos, não sei se rola, no ano passado ele só chorou e ficou no colo da tia).

Em casa, também ganhei presente da minha enteada e sinceramente, fiquei surpresa, não esperava mesmo ganhar nada dela e fique até emocionada com a atitude super carinhosa tive que esconder umas lagriminhas) e o presente foi um vestido preto de mangas longas, lindooo! Sério, o vestido ficou lindo no corpo, adorei!

No domingo, ganhei da Lu um casaco de veludo verde oliva, maravilhoooooso, comprido, acinturado, um charme, me senti linda com ele. Agora, tô aqui torcendo pro frio chegar e poder usar minhas roupinhas novas. A eco-bag eu já usei ontem na feira.rs

Fomos almoçar na minha mãe, que tradicionalmente fez a sua deliciosa feijoada. De presente, eu dei uma nova decoração pro quarto dela. É que recentemente, ela trocou os móveis do quarto e faltavam todos os detalhinhos fofos e como esse é meu assunto preferido, comprei uma porção de coisas novas: colchas, almofadas, tapetes, quadros, abajures e caxinhas - ela adorou!

O resto do dia foi de muitas brincadeiras do Pedro Henrique com meu pai (ele adora o avô!)e mais comilança. Sinceramente, precisa mais?

Friday, May 08, 2009

Um feliz dia das mães para as mães normais!

Este não é um post cor de rosa pra combinar com as propagandas de Dia das Mães, é um post que vai falar umas coisinhas que estão entaladas na minha garaganta. Podem falar: "xi, lá vem a chata!"rs

É o seguinte, eu tenho dois filhos, uma menina que fará 15 anos em julho, a Luíza e um menino de 2a8m, o Pedro Henrique e também tenho uma enteada de 19 anos, que vive em nossa casa e por isso, é minha filha também (não vou colocar o nome porque a mãe dela fica brava!) e me considero uma pessoa normal, daquelas que acorda de mau humor, que tem sim seus limites de paciência, mas que se diverte muito com a adolescência da filha, que sabe os nomes de todas as bandas de rock do momento, que conhece o que está na moda e tudo o mais, mas que também fica de saco cheio com a preguiça dela, com a desorganização, com a bagunça etc. Me realizo com as descobertas do meu filho, com as gracinhas dele, com as musiquinhas, com as frases engraçadas, mas também me irrito quando ele faz xixi no chão apesar de saber usar o banheiro ou quando ele risca com caneta a mesa de centro da sala. Sou normal, não sou?

Pois é, mas as propagandas de Dia das Mães são direcionadas às santas, em especial a propaganda da Claro, que diz que a mãe acorda de bom humor de madrugada, que está sempre com um sorriso no rosto. Gente, essa mãe existe? Se existe eu não conheço! Acho que está mais do que na hora de paramos de "endeusar" as mães (sim, nossas mães são pessoas especiais, a quem amamos incondicionalmente), mas as mães são pessoas normais, que trabalham em casa e fora, que têm problemas, que precisam esticar o salário até o final do mês, que têm dor de barriga, que erram o sal na receita, que mancham a camisa favorita, que esquecem de pagar o telefone. Assim, são as mães e são maravilhosas por isso mesmo, porque apesar de tudo isso, amam os filhos mais que tudo na vida, dão risada, rolam no chão, conversam pelo msn pra saber das novidades da festa da filha, enfim, são de carne e osso!

Nossa, quanta culpa vai embora quando nos tornamos pessoas normais e não personagens de propaganda, né?

Um dia das mães muito feliz pra todas as mães normais!